DRGE

Doença do Refluxo Gastroesofágico

O que você deve Fazer:

1-Tomar adequadamente a medicação prescrita por seu médico,respeitando o tempo de tratamento instituído.

2-Não se deitar após as refeições (esperar pelo menos 2 horas).

3-Se você estiver acima do peso,perca esse excesso e não use roupa apertada (elas podem comprimir seu estômago e facilitar o refluxo).

4-Eleve a cabeceira da cama com um calço de 15-20 cm (se você costuma ter azia durante a noite).Não adianta colocar travesseiros altos.

5-Evite alimentos que prejudicam a digestão e facilitam o refluxo (chocolate,batata frita,coxinha,feijoada,alho,cebola,frutas cítricas,álcool,chá preto,café preto).

6-Tente parar de fumar (ou pelo menos diminua o número de cigarros): o fumo facilita o aparecimento da azia e outros sintomas da doença.

O que você deve saber:

1-O que é a doença do refluxo gastroesofágico?

É uma doença muito comum.Ocorre quando um anel muscular que está situado onde o esôfago e o estômago se encontram,e que funciona como uma “válvula”,não está trabalhando direito.Consequentemente,há uma “volta” do suco gástrico,do estômago para o esôfago.

2-Quais os sintomas principais?

AZIA- sensação de queimação que se inicia na “boca” do estômago e sobe até a garganta.

REGURGITAÇÂO- sensação da “volta” de um líquido de gosto amargo proveniente do estômago.Esses sintomas podem ocorrer ocasionalmente e a maioria das pessoas já apresentou azia em algum momento da sua vida,mas,se você tem DRGE,essa azia ocorre regularmente e pode interferir,inclusive,nas suas atividades diárias.

3-Além desses sintomas,existem outros?

A DRGE pode causar outros sintomas como tosse,ronquidão,pigarro,asma,bronquite e dor no peito tipo angina.

4-A doença é ocasionada por hábitos alimentares incorretos?

É importante você saber que a DRGE é uma doença que independe do fato de você comer errado ou beber demais.Essas situações podem piorar seus sintomas e,inclusive,causar azia em pessoas,que não têm DRGE,mas elas não são a razão de você ter a DRGE.

5-Essa doença ocorre com freqüência?

A DRGE é hoje um dos motivos mais freqüentes que levam o paciente ao consultório médico.No Brasil,um estudo demonstrou que 11,9% dos entrevistados em várias cidades do país apresentam sintomas típicos de refluxo pelo menos uma vez por semana.Para uma diagnóstico preciso,é imprescindível consultar um médico.

Design by Lais Tarcilla - (79) 9995-0155